
Miguel Pereira é um jovem secundarista gonçalense de 17 anos, que reside no bairro de Marambaia. Com uma história de superação, conquistas e consciência ambiental. Sua paixão pelo esporte começou na infância quando brincava com arco e flecha indígena presenteado por seu avô. Aos 15 anos, conheceu o esporte olímpico Tiro com arco através do treinador Lugui Cruz, que percebendo sua vocação esportiva, o acompanha e treina até hoje. Miguel tem se dedicado ao esporte e obtido importantes conquistas. Como parte de sua superação de grave doença, a corrida se tornou uma de suas modalidades esportivas.
Superação
Em sua trajetória enfrentou grandes desafios. Aos 13 anos Miguel teve Osteomielite Lombar, sacroileíte e sepse. Uma infecção óssea grave por bactéria que atacou sua coluna, afetando suas vértebras, disco e músculo. O prognóstico foi assustador para a família, pois a gravidade da infecção apontava para perda permanente de mobilidade que o deixaria em cadeira de rodas.
Foram anos divididos entre internações, procedimentos, tratamentos, fisioterapia e reabilitação. Evoluindo gradativamente do leito para a cadeira e ao andador. Sempre com muita cautela, de forma conservadora pois a vértebra poderia deslocar e agravar a lesão. Ele superou todas as etapas do tratamento com algumas sequelas, que com fisioterapia, aos poucos, foi vencendo cada uma delas, apesar de ainda possuir, está curado.
Esporte
A corrida entrou na vida de Miguel, aos 15 anos, quando teve finalmente alta médica, como uma prova de superação e realização:
“ – Eu posso, vou fazer!”
Vindo de quem estava fadado a nunca mais andar, correr se tornou de um sonho impossível a vitórias. Até o momento são 21 corridas e 11 pódios. Junto da equipe Lango-Lango que o abraçou como parte da família, foram três primeiro lugar, 3 vezes segundo e 2 terceiro e 3 vezes destaque. Filiado à Confederação Brasileira de Tiro com Arco foi quarto lugar individual e primeiropor equipes no Campeonato Brasileiro 2024. Neste que é seu primeiro ano competindo oficialmente. Tudo isto em apenas 2 anos após alta médica. Mostrando ainda mais a sua força de superação.


Duas competições de alto esforço físico e excelentes resultados. Mas não para por aí. Miguel é Segundo no Ranking Outdoor Anual 2024 Nacional com Arco Recurvo Maculino Sub18 Round 60m. Terceiro no Estadual de duplas. Primeiro no Estadual Indoor em equipe. Primeiro no Estadual Outdoor por equipes. Primeiro no Estadual Outdoor. Ele está muito feliz com os resultados, pois embora tenha 2 anos que conheceu o esporte esse é seu primeiro ano treinando de verdade e competindo.
Sua pontuação atual está em 654 PTS, muito próximo da máxima de 720 PTS. Isto só com dois anos de treinamento, partindo do absoluto zero em preparação física devido aos problemas de saúde. É só o começo.
Ação social
E acha que ele está satisfeito? Não! Miguel ainda acha tempo para ação social. Desde julho de 2023 organiza atividades de educação ambiental, com combate ativo a resíduos plásticos, educação para gerenciamento de resíduos e neutralização de carbono. Com ações e eventos, sempre de forma alinhada às ODS da ONU e embasadas por suas respectivas leis. Como na Corridas Populares de Niterói – CPN, organizada por Paulo Rodrigues Tibúrcio.
Em um ano, mais de 12.485 unidades de copos plásticos, totalizando 59,452Kg. 1.132 mudas, divididas entre doação e plantio. 447 crianças e adolescentes e mais de 8 mil adultos com faixa etária entre 18 e 75 anos foram impactados com suas ações ambientais. Em 2023 recebeu uma certificação de Consciência Climática e Neutralização de Carbono, com validação internacional.

“Foi muito importante e emocionante. Sou o 1º atleta do Brasil a receber uma certificação dessas. Desenvolvo tem 1 ano e 6 meses o Atleta Parceiro, pois acredito que o esporte e o Meio Ambiente caminham juntos, é preciso desenvolver ações e a mudança no pensamento do coletivo a respeito de responsabilidade ambiental e tornar o esporte mais sustentável.“ Explica Miguel Pereira.












+Reconhecimento
No último dia 30 de novembro, na 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente de São Gonçalo, foi eleito como Delegado Municipal. Durante a conferência, teve a proposta de nível municipal, idealizada e desenvolvida por seu grupo de trabalho, formado por Eliane Pereira(sua mãe), Fernanda da Rio Eco Pets, com Miguel aprovada com quase unanimidade do pleito. Na qual estive presente e conferi in loco.
Desafios
“Acredito que os maiores sejam tempo e recursos. Conciliar a agenda e atuar de maneira consistente e de real impacto positivo. Os desafios econômicos vem sendo limitadores. Gostaria de alcançar resultados maiores e melhores, e estamos trabalhando em função de chegar nesses resultados, é uma questão de tempo.
A rotina de atleta de alto rendimento é pesada, ainda mais enquanto estudante secundarista. Tem que ter muita disciplina, foco, determinação e resiliência. Dividir bem os horários e ser comprometido em cumprir, tem que ter compromisso. O resultado da competição começa no treino do dia a dia. “
Lembra que patrocínio é fundamental para o desenvolvimento. O custo de material e tudo o mais que gira em torno de ser atleta é muito alto, ainda mais de uma modalidade como o tiro com arco. No momento conta com patrocínio da TL Soluções, que é uma empresa de serviços em elétrica e hidráulica, e da transportadora Transportes Nathanael V Gomes.
“Gostaria que mais empresas tivessem a oportunidade de conhecer meu material de apresentação e quem sabe virar um patrocinador, parceiro ou apoiador. Ajudaria muito a chegar mais longe.” Pontua Miguel que tem em seus planos trazer uma medalha olímpica na modalidade para o país.
Para 2025 está trabalhando em prol do seu projeto esportivo. Começando uma escolinha de tiro com arco e corrida, para oportunizar e democratizar o acesso a essas modalidades. Objetiva formar uma equipe de cada modalidade. Isto é muito legal.
Mensagem ao público
“Eu queria dizer que se você pode fazer, nem que seja um pouquinho, faça! Há mais! O que estou fazendo é muito pouco, não muda nada, quase muda. O momento de fazer sempre vai ser agora, sempre é uma boa hora. Faça seu melhor dentro da sua melhor possibilidade ,acredite nos seus sonhos, transforme eles em objetivos e trabalhe duro até que sejam realidade. Queria aproveitar pra convidar quem está lendo pra me conhecer um pouco mais e acompanhar no Instagram, ajuda muito inclusive para patrocínio. Muito obrigado e vamos juntos”
Instagram do Miguel: @miguelpereira_rj07ofc
Instagram do projeto: @atletaparceiro